quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bolinho de fubá


Eu já falei aqui que toda quinta na escola das meninas tem o lanchinho diferente né?
A sugestão dessa semana foi bolo de milho. As padarias daqui oferecem muitas opções de bolos e tal, mas eu queria fazer o bolinho das minhas filhas porque no bolo da padaria não tem "amor de mãe". Hoje 6 horas da manhã corri pra fazer essa receita que vi no site bebe.com.br. Ela é bem simples, bem pra criança mesmo. Aproveitei pra usar as forminhas de muffins que comprei na "Avão".


Ingredientes:

100 g de manteiga
1 xícara (de chá) de açúcar
4 ovos
2 xícaras (de chá) de fubá
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
3/4 de xícara de leite de coco
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar (não tinha em casa e usei o demerara mesmo)

Modo de preparo:
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Junte os ovos e continue batendo até a mistura ficar homogênea.
Em uma tigela, peneire o fubá, a farinha e o fermento. Acrescente essa mistura ao creme de manteiga, alternando com o leite de coco. Misture bem após cada adição.
Despeje a massa em uma fôrma grande, com furo no meio, untada com manteiga, ou em forminhas de papel impermeável para muffins. Leve ao forno preaquecido (180 ºC) por 20 minutos ou até que, ao espetar um palito no centro da massa, ele saia limpo.
O bolo na fôrma grande pode ser desenformado quando estiver morno. Os bolinhos devem amornar em cima de uma grade. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva. 

Rendimento: 1 bolo grande (22,5 cm de diâmetro) ou 14 bolinhos (muffins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário